Data: 01/06/2020 - Professora: Fabiana Rodrigues - Disciplina: Língua Portuguesa - Conteúdo: Revisão e fixação de conteúdos.

Olá meus amados alunos, nossa aula hoje será um pouco diferente das demais. Com a presença de Deus, realizaremos todas as atividades propostas com dedicação e capricho. Essas aulas REANP, serão os mecanismos de avaliação durante essa fase, não deixem de realizá-las, pois delas dependem a aprovação de todos.

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS JÁ MINISTRADOS. COPIEM E RESPONDAM COM BASTANTE ATENÇÃO.



VOCÊS TERÃO ATÉ AS 15H PARA REALIZÁ-LAS. APÓS ESSE HORÁRIO, FAREMOS A CORREÇÃO DAS MESMAS. 



1- Assinale a sequência correta quanto à classificação dos predicados das orações a seguir:

I. Ela chegou da festa já era madrugada.

II. Os moradores estavam revoltados.

III. Ele encontrou os amigos no bar.

IV. Os estudantes protestaram nervosos contra a corrupção.

V. Ela ficou aflita com a sua demora.

a) verbo-nominal; nominal; nominal; verbal; predicativo do objeto.

b) verbal; nominal; verbal; verbo-nominal; nominal.

c) verbal; predicativo do objeto; nominal; nominal; verbo-nominal.

d) verbal; nominal; verbal; verbo-nominal; verbal.




2- Destaque o predicado das orações e classifique-os

a) "Nesse samba te proclamo majestade do universo."

b) O homem doou os agasalhos aos necessitados.

c) Após o toque permaneceram na sala os alunos.

d) "Brasil és no teu berço dourado o índio civilizado.”

e) "Lutar com palavras é a luta mais vã.” f) Devolva os documentos ao diretor.

g) Renata ficou feliz.

h) Ela confia em você.

j) A notícia deixou-o preocupado.

k) Os viajantes partiram ontem.


3- Relacione as colunas de acordo com o tipo de figura de linguagem utilizado na construção de sentido das frases a seguir:

a) Estou rindo para não chorar.

b) Eu nasci em Minas; meu irmão, em Goiás.

c) Não se deve faltar com a verdade.

d) Chorei rios de lágrimas.

e) Quem foi o educado que estacionou onde não devia?

f) Seus olhos são dois topázios.

g) O sol beijava o alto das montanhas.

h) “Sorri um sorriso pontual” - Chico Buarque

1. Eufemismo.

2. Prosopopeia.

3. Antítese.

4. Ironia.

5. Elipse.

6. Pleonasmo.

7. Hipérbole.

8. Metáfora.


4- Assinale a única alternativa que possui a figura de linguagem conhecida como metáfora:

a) ( ) Correu feito louco para não perder o ônibus.

b) ( ) Sua pele é um pêssego.

c) ( ) “Cabelos tão escuros como a asa da graúna” - José de Alencar.

d) ( ) Era delicada como uma flor.


5- Qual a figura de linguagem presente na frase “As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente.”, de Mário Quintana?

a) comparação
b) metáfora
c) metonímia
d) eufemismo

6- Qual figura de linguagem está presente nas seguintes frases:
Toda minha vida morei no país do futebol.
Nunca visitei a cidade maravilhosa.

a) anáfora
b) paranomásia
c) perífrase
d) catacrese

7- Indique a expressão em que não ocorre pleonasmo.

a) entrar para dentro
b) adiar para depois
c) liberdade escrava
d) fatos reais
e) encarar de frente
f) certeza absoluta

8- Qual a figura de linguagem usada na expressão identificada no exercício anterior?

a) paradoxo
b) eufemismo
c) hipérbole
d) prosopopeia

9- Identifique em que alínea ocorre silepse de gênero, de número e de pessoa.

a) O casal comprou a passagem e viajaram sem destino.
b) Angra dos Reis é linda!
c) Todos decidimos que era hora de mudar.


10- Classifique as figuras de linguagem usadas nas seguintes frases em hipérbole e eufemismo.

a) Eu morri de rir com aquela história.
b) Minha filha mais nova já é mocinha.
c) Você está ficando muito cheinha.
d) Ele veio voando para casa.
e) Já disse isso um milhão de vezes.
f) Ele sempre foi meio desprovido de inteligência.
11- Classifique as figuras de linguagem das frases abaixo:

a) Estou sentindo dor na batata da perna.

b) Os poemas são pássaros que chegam.

c) “Quando te vi passar fiquei paralisado
Tremi até o chão como um terremoto no Japão [...]”

d) Se não fosse pelo atalho levaria um século para chegar.

e) “Quando eu cerrar os olhos moribundos / tu chorarás por mim um pranto saudoso.”

f) Amo caldo de cana. Já tomei três copos.

g) Com o dinheiro compraria dez cabeças de gado.

h) Minha vida é o vento, sempre em movimento.

i) Percebi que seu amigo não se prende muito aos bons modos.

j) “Mas dentro de mim (...) o coração grita – Mentira!”

k) Vou pra Jonas Esticado no Parque do Povo. Bora?!

l) Foi reprovada de novo? Parabéns para você!

m) Meu Deus! Estou sem WI-FI! Vou morrer!

n) Comprei duas cabeças de cebola.

o) Meu coração me diz que não estou sozinho.

p) Você já leu Paulo Coelho?

q) Você é claridade na minha escuridão.

r) Notei que sua amiga não é muito chegada à gentileza.

s) De que adianta eu ser durão e o coração ser vulnerável?

t) Dia e noite para mim são a mesma coisa sem você.

u) Quanto mais eu pago, mais a minha dívida aumenta com esse banco.

v) As costas das cadeiras da escola são muito duras.

w) Seus olhos me dizem tudo que eu quero ouvir.

x) Ela chorou um mar de lágrimas.

y) Sou alérgica a gatos.
z) Aquele rapaz é desprovido de beleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data: 05/10/2020 - Professora: Diolina Pereira Rosa - Disciplina: Matemática - Conteúdo: Relações metrica do triangulo retângulo

Data: 22/10/2020 - Professora: Adriana Costa - Disciplina: Arte - Conteúdo: Comemorar o Dia das Crianças.

Data:26/11/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo: O Nascimento de Jesus