ESCOLA MUNICIPAL AYRTON SENNA DA SILVA - AVENIDA SÃO BENEDITO Nº 900, SETOR JARDIM FREI WALTER - PONTALINA-GO / REANP - REGIME ESPECIAL DE AULAS NÃO PRESENCIAIS / 2020
Data:28/08/2020-Professora-Adriana Costa-Disciplina-Arte-Conteúdo:Pontilhismo,Atividades pintura usando a técnica do pontilhismo
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Olá, prezados alunos e alunas!É com alegria que acolhemos vocês em mais um dia de estudo e para que nossa aula seja organizada,rica, efetiva, e muito agradável precisamos da contrapartida de vocês,de maneira atenciosa, lendo, interpretando e sobretudo tirando as dúvidas se as tiver.
Leia e copie o texto abaixo em seu caderno de arte, com cabeçalho e letra legível!
Pontilhismo
O “Pontilhismo” (do francês pointillisme) foi uma técnica de pintura criada na França em meados de 1880. Nela, a decomposição tonal é obtida a partir de pinceladas diminutas.
Esse movimento ficou também conhecido como punctilhismo, cromoluminarismo, neo-impressionismo, pintura de pontos ou divisionismo.
O Pontilhismo está centrado no modo como se produz a cor com o pincel, num modelo pictórico de natureza matemática no qual as cores são justapostas (e não mescladas).
Exemplo de obra pontilhista
Origem do movimento
As pesquisas científicas na área óptica marcaram este movimento, sobretudo as de Michel Eugène Chevreul (1786-1889). Ele publicou em 1839 um estudo acerca da lei das cores complementares intitulado “Da lei do contraste simultâneo das cores”.
Também contribuíram muito as análises de Hermann von Helmholtz (1821-1894) sobre a teoria da visão colorida tricromática (1878).
Por fim, vale ressaltar que o pontilhismo foi o precursor das técnicas de pixelização e separação cromática para televisão.
Atividade
Assista ao vídeo com atenção e em seguida faça seu desenho livre usando a técnica de pintura do Pontilhismo
Bom Dia,queridos alunos!Hoje daremos continuidade ao conteúdo da nossa penúltima aula que foi sobre arte abstrata.observe a obra abaixo,copie o conceito sobre o artista e a seguir ouça a música e siga as orientações deixadas para vocês. Nossa primeira atividade foi baseada no Movimento Abstracionismo , mais especificamente no trabalho de Wassily Kandinsky que utilizou a música de Schönberg como base de algumas de suas pinturas. Wassily Kandisnky, Composição VI (O Dilúvio) , 1913 Kandinsky era fã de música a ponto de afirmar que: "Depois da música, a pintura é a segunda das artes impensável sem construção." Em algumas pinturas ele tentou expressar o que sentia ao ouvir uma composição musical através de uma composição visual com uso de linhas, formas e cores. Mas ele disse que não queria "pintar música", ele queria mais do que isso: "Para o artista criador que quer e que deve exprimir o seu universo interior, a imitaç...
Bom dia, queridos alunos! Hoje iniciaremos nossos estudos sobre A Segunda Guerra Mundial, vou dividir o conteúdo para que fique mais fácil a compreensão de vocês. Antecedentes da Segunda Guerra Mundial https://youtu.be/wLiCJriVldE A invasão da Polônia era um objetivo que Hitler alimentava havia muitos anos em seu discurso de formação do Reich alemão. Esse ato causou o início da Segunda Guerra na Europa. A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito já existente na história da humanidade e teve por volta de 60 milhões de mortos em seus seis anos de conflito (1939-1945). Essa guerra foi caracterizada pela aplicação da guerra total , ou seja, pela mobilização total dos recursos materiais e humanos das nações centrais envolvidas em sua manutenção. O saldo do conflito, além dos 60 milhões de mortos, foi também a destruição quase completa de alguns dos países envolvidos. Mapa Mental: Segunda Guerra Mundial Antecedentes A Segunda Guerr...
Escola Municipal Ayrton Senna da Silva Nome:_________________________________________Série: 9º ano A Profª: Nilda Rodrigues dos S. Lima Data: 25/11/2020 Conteúdo: Interpretação textual CORREÇÃO DAS ATIVIDADES 1 . Decide if the statements are true (T) or false (F) according to the text. a) ( T ) Na frase “First, you should read the article about healthy food.”, o modal verb SHOULD indica um conselho. b) (F ) Na frase “Then, you must make a research in the Internet…”, o modal verb MUST indica uma proibição. c) ( F ) Na frase “Can I go to your house at 5pm?”, o modal verb CAN expressa uma habilidade. d) (T ) Na frase “My mom may make a delicious chocolate cake for us.”, o modal verb MAY expressa uma ...
Comentários
Postar um comentário