Data: 27/04/2020 - Professora: Fabiana Rodrigues - Disciplina: Língua Portuguesa - Conteúdo: Interpretação texto, Atividades de fixação (predicado- verbo nominal), produção de texto: gênero poema

        Bom diaaaa,hoje estamos iniciando a quarta semana com as aulas a distância.Espero encontrá-los firmes e fortes para que possamos desenvolver um bom trabalho juntos.
        Leia o texto abaixo e com atenção faça a interpretação no caderno com cabeçalho e letra legível!      
                                                     Interpretação de Texto

Órion
A primeira namorada, tão alta
que o beijo não alcançava,
o pescoço não alcançava,
nem mesmo a voz a alcançava.
Eram quilômetros de silêncio.

Luzia na janela do sobradão.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

1) De quantos versos e de quantas estrofes se compõe o poema lido?

2) Considerando a escrita do poema no espaço da folha, responda:
a) De que modo ele se difere de um texto em prosa?

b) Essa organização gráfico-espacial é uma característica apenas desse poema ou se estende aos poemas como um todo?

3) Órion é uma constelação de estrelas brilhantes e visíveis. Com base nessa definição, responda:
a) O poeta faz uma comparação no poema. Que comparação é essa?

b) O termo “Luzia” pode ser interpretado de duas maneiras diferentes no poema. Quais são elas? Identifique a classe gramatical a que essa palavra pertence em cada um dos sentidos.

c) Interprete o seguinte verso “Luzia na janela do sobradão.”

4) O que você compreendeu do verso: “Eram quilômetros de silêncio”?

5) Que recurso usado na estrutura do poema reforça a ideia do silêncio?

                                                                                                                                                          Faça as atividades de fixação ainda no caderno de língua portuguesa                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Gramática

1) Releia este trecho, extraído do texto O romance sob suspeita, visto no quadro Pra você que é curioso.
          Da mesma forma, o mundo violento e patético das drogas, os labirintos da política internacional, guerras, exílios e viagens espaciais também estrelam os best-sellers contemporâneos.

a) De quantas orações esse período se compõe?

b) Transcreva o sujeito e o predicado presentes no período e classifique-os.

c) Indique os núcleos do predicado.

d) Como se estrutura o predicado dessa oração?

2) Veja mais desse texto:
          A luta entre a censura e a libertação da expressão, entre a leitura livre e a proibição de livros vem registrada nos próprios romances [...]

a) De que tipo de predicado a oração que compõe esse período se constitui?

b) A palavra “registrada” se refere a que termo dessa oração?

c) Esse termo se classifica como predicativo do sujeito ou como predicativo do objeto?

3) Reproduza os quadros como propostos a seguir e crie orações baseadas nos textos lidos neste capítulo, formadas por elementos que completam as colunas.
a) Verbo intransitivo + predicativo do sujeito.
Exemplo: Horácio de Almeida correu preocupado.
Sujeito
Verbo intransitivo
(Núcleo do predicado verbo-nominal)
Predicativo do sujeito (Núcleo do predicado verbo-nominal)





b) Verbo transitivo + objeto + predicativo do objeto.

Sujeito
Verbo transitivo
(Núcleo do predicado verbo-nominal)
Objeto
Predicativo do objeto (Núcleo do predicado verbo-nominal)






c) Verbo transitivo + objeto + predicativo do sujeito.

Sujeito
Verbo transitivo
(Núcleo do predicado verbo-nominal)
Objeto
Predicativo do objeto (Núcleo do predicado verbo-nominal)





                                                                                                                                                                                                        Terminando assista ao vídeo e copie o conceito no caderno de produção de texto.




Produção de Texto: Estrutura do poema

          Soneto é o nome dado a um poema de forma fixa, que possui quatro estrofes: as duas primeiras são denominadas quartetos ou quadras (estrofes de quatro versos) e as duas últimas, tercetos (estrofes de três versos).
          As quadras ou quadrinhas são estruturas literárias utilizadas com frequência na divulgação da cultura popular. Veja esta quadra, bastante conhecida, e observe como todos os versos foram construídos com sete sílabas, também chamados heptassílabos ou redondilhas maiores.

Sete e sete são catorze
Com mais sete vinte e um
Tenho sete namorados
Mas eu gosto só de um.

          As rimas de um poema podem ser classificadas em internas ou externasRima interna é aquela que acontece dentro do verso. Rima externa é a que acontece no final do verso.

          Chamamos emparelhadas as rimas que se sucedem duas a duas (AABB); opostas as que se opõem (ABBA); alternadas as que se alternam (ABAB); e mistas as que apresentam outros tipos de combinações.

          Como já vimos, poesia é tudo aquilo que evoca o sentimento do belo e é comovente. Portanto, a poesia está presente não só nos poemas, mas em pinturas, fotografias e na própria vida.
          Chamamos poema o texto poético escrito em versos. Cada linha do poema corresponde a um verso, e ao conjunto de versos damos o nome de estrofe. Os poemas podem ou não ter rimas.
          O autor de poemas é chamado poeta. A voz que fala no poema é a do eu poético, que é uma criação do autor.
          Ao escrever poemas, o poeta procura utilizar palavras e expressões de modo original e surpreendente.
          Em geral, emprega a linguagem figurada, o que pode gerar diferentes interpretações daquilo que os poemas expressam. A forma, a sonoridade e o ritmo são recursos explorados pelos poetas na construção de sentidos.
          A intenção de um poema pode ser a de emocionar o leitor, propor uma reflexão ou apresentar os sentimentos, as ideias e as emoções do poeta diante de situações da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data: 05/10/2020 - Professora: Diolina Pereira Rosa - Disciplina: Matemática - Conteúdo: Relações metrica do triangulo retângulo

Data: 22/10/2020 - Professora: Adriana Costa - Disciplina: Arte - Conteúdo: Comemorar o Dia das Crianças.

Data:26/11/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo: O Nascimento de Jesus