Data: 27/04/2020 - Professora: Fabiana Rodrigues - Disciplina: Língua Portuguesa - Conteúdo: Interpretação texto, Atividades de fixação (predicado- verbo nominal), produção de texto: gênero poema
Bom diaaaa,hoje estamos iniciando a quarta semana com as aulas a distância.Espero encontrá-los firmes e fortes para que possamos desenvolver um bom trabalho juntos.
Leia o texto abaixo e com atenção faça a interpretação no caderno com cabeçalho e letra legível!
Interpretação de Texto
b) Essa organização gráfico-espacial é uma característica apenas desse poema ou se estende aos poemas como um todo?
Terminando assista ao vídeo e copie o conceito no caderno de produção de texto.
Leia o texto abaixo e com atenção faça a interpretação no caderno com cabeçalho e letra legível!
Interpretação de Texto
Órion
A primeira namorada, tão alta
que o beijo não alcançava,
o pescoço não alcançava,
nem mesmo a voz a alcançava.
Eram quilômetros de silêncio.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.
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1) De quantos versos e de quantas estrofes se compõe o poema lido?
2) Considerando a escrita do poema no espaço da folha, responda:
a) De que modo ele se difere de um texto em prosa?
b) Essa organização gráfico-espacial é uma característica apenas desse poema ou se estende aos poemas como um todo?
3) Órion é uma constelação de estrelas brilhantes e visíveis. Com base nessa definição, responda:
a) O poeta faz uma comparação no poema. Que comparação é essa?
b) O termo “Luzia” pode ser interpretado de duas maneiras diferentes no poema. Quais são elas? Identifique a classe gramatical a que essa palavra pertence em cada um dos sentidos.
b) O termo “Luzia” pode ser interpretado de duas maneiras diferentes no poema. Quais são elas? Identifique a classe gramatical a que essa palavra pertence em cada um dos sentidos.
c) Interprete o seguinte verso “Luzia na janela do sobradão.”
4) O que você compreendeu do verso: “Eram quilômetros de silêncio”?
5) Que recurso usado na estrutura do poema reforça a ideia do silêncio?
Faça as atividades de fixação ainda no caderno de língua portuguesa Gramática
Faça as atividades de fixação ainda no caderno de língua portuguesa Gramática
1) Releia este trecho, extraído do texto O romance sob suspeita, visto no quadro Pra você que é curioso.
Da mesma forma, o mundo violento e patético das drogas, os labirintos da política internacional, guerras, exílios e viagens espaciais também estrelam os best-sellers contemporâneos.
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a) De quantas orações esse período se compõe?
b) Transcreva o sujeito e o predicado presentes no período e classifique-os.
c) Indique os núcleos do predicado.
d) Como se estrutura o predicado dessa oração?
2) Veja mais desse texto:
A luta entre a censura e a libertação da expressão, entre a leitura livre e a proibição de livros vem registrada nos próprios romances [...]
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a) De que tipo de predicado a oração que compõe esse período se constitui?
b) A palavra “registrada” se refere a que termo dessa oração?
c) Esse termo se classifica como predicativo do sujeito ou como predicativo do objeto?
3) Reproduza os quadros como propostos a seguir e crie orações baseadas nos textos lidos neste capítulo, formadas por elementos que completam as colunas.
a) Verbo intransitivo + predicativo do sujeito.
Exemplo: Horácio de Almeida correu preocupado.
Sujeito
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Verbo intransitivo
(Núcleo do predicado verbo-nominal)
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Predicativo do sujeito (Núcleo do predicado verbo-nominal)
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b) Verbo transitivo + objeto + predicativo do objeto.
Sujeito
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Verbo transitivo
(Núcleo do predicado verbo-nominal)
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Objeto
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Predicativo do objeto (Núcleo do predicado verbo-nominal)
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c) Verbo transitivo + objeto + predicativo do sujeito.
Sujeito
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Verbo transitivo
(Núcleo do predicado verbo-nominal)
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Objeto
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Predicativo do objeto (Núcleo do predicado verbo-nominal)
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Produção de Texto: Estrutura do poema
Soneto é o nome dado a um poema de forma fixa, que possui quatro estrofes: as duas primeiras são denominadas quartetos ou quadras (estrofes de quatro versos) e as duas últimas, tercetos (estrofes de três versos).
As quadras ou quadrinhas são estruturas literárias utilizadas com frequência na divulgação da cultura popular. Veja esta quadra, bastante conhecida, e observe como todos os versos foram construídos com sete sílabas, também chamados heptassílabos ou redondilhas maiores.
Sete e sete são catorze
Com mais sete vinte e um
Tenho sete namorados
Mas eu gosto só de um.
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As rimas de um poema podem ser classificadas em internas ou externas. Rima interna é aquela que acontece dentro do verso. Rima externa é a que acontece no final do verso.
Chamamos emparelhadas as rimas que se sucedem duas a duas (AABB); opostas as que se opõem (ABBA); alternadas as que se alternam (ABAB); e mistas as que apresentam outros tipos de combinações.
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Como já vimos, poesia é tudo aquilo que evoca o sentimento do belo e é comovente. Portanto, a poesia está presente não só nos poemas, mas em pinturas, fotografias e na própria vida.
Chamamos poema o texto poético escrito em versos. Cada linha do poema corresponde a um verso, e ao conjunto de versos damos o nome de estrofe. Os poemas podem ou não ter rimas.
O autor de poemas é chamado poeta. A voz que fala no poema é a do eu poético, que é uma criação do autor.
Ao escrever poemas, o poeta procura utilizar palavras e expressões de modo original e surpreendente.
Em geral, emprega a linguagem figurada, o que pode gerar diferentes interpretações daquilo que os poemas expressam. A forma, a sonoridade e o ritmo são recursos explorados pelos poetas na construção de sentidos.
A intenção de um poema pode ser a de emocionar o leitor, propor uma reflexão ou apresentar os sentimentos, as ideias e as emoções do poeta diante de situações da vida.
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