Data:09/11/2020 - Professora: Fabiana Rodrigues - Disciplina: Língua Portuguesa - Conteúdo Atividades de fixação Regência verbal e orações coordenadas.

 


Olá pessoal! Hoje faremos atividades de revisão da gramática estudada, portanto, leiam com atenção e se tiverem dúvidas perguntem no grupo ok? 

                                     Leia o o texto a seguir.

O Brasil será, em poucas décadas, um dos países com maior número de idosos do mundo, e precisa correr para poder atendê-los no que eles têm de melhor e mais saudável: o desejo de viver com independência e autonomia. […] O mantra da velhice no século XXI é “envelhecer no lugar”, o que os americanos chamam de aging in place. O conceito que guia novas políticas e negócios voltados para os longevos tem como principal objetivo fazer com que as pessoas consigam permanecer em casa o maior tempo possível, sem que, para isso, precisem de um familiar por perto. Não se trata de apologia da solidão, mas de encarar um dado da realidade contemporânea: as residências não abrigam mais três gerações sob o mesmo teto e boa parte dos idosos de hoje prefere, de fato, morar sozinha, mantendo-se dona do próprio nariz.

Disponível em: http://veja.abril.com.br/brasilenvelhecer-no-seculo-xxi/, 18 mar. 2016.

Adaptado. Acesso em: 10 ago. 17.

1 - A conjunção em destaque na frase “Não se trata de apologia da solidão, mas de encarar um dado da realidade contemporânea: …” possui a função semântica de

a) retificação

b) compensação

c) complementação

d) separação

– Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também como de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.

ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que:

a) A expressão “Além disso” marca uma sequencia de ideias.

b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.

c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.

d) o termo “Também” exprime uma justificativa.

3 –  “Somos pacifistas mas não abrimos mão de estudos e manipulações científicas que se entrelaçam, quer para fins bélicos ou pacíficos”.

A conjunção mas, destacada no fragmento, estabelece relação lógico-semântica de:

a) adição

b) explicação

c) concessão

d) adversidade

4 – “Mauro não estudou nada e foi aprovado”. Apesar do e, normalmente aditivo, a oração sublinhada é:

a) adversativa

b) conclusiva

c) explicativa

d) alternativa

5 – “Pastora de nuvens, fui posta a serviço por uma campina tão desamparada que não principia nem também termina, e onde nunca é noite e nunca madrugada.

(Pastores da terra, vós tendes sossego, que olhais para o sol e encontrais direção. Sabeis quando é tarde, sabeis quando é cedo. Eu, não.)”

Esse trecho faz parte de um poema de Cecília Meireles, intitulado Destino, uma espécie de profissão de fé da autora.

O conjunto das duas orações coordenadas que compõem o segundo verso da segunda estrofe – “que olhais para o sol e encontrais direção” – tem sentido:

a) explicativo

b) comparativo

c) condicional

d) concessivo

Leia: 



 6 - Reparem que há, na charge acima, um erro clássico de regência incluindo o verbo “chegar”.  Qual é esse erro? ....................................................................................................................................

 7 - Coloque certo ou errado para as frases abaixo.
 a) O homem chega a um lugar incerto . .........................
 b) O homem chega em um lugar incerto ............................


 8 -  Reescreva as orações a seguir, substituindo o asterísco pela devida preposição.
 a – O álcool é prejudicial * saúde.
 b – O atendimento médico está mais acessível * população.
 c – Prefiro combater * ser escravo.
 d – Esteja alerta * tudo que vê.
 e -  O aluno não assistiu * aulas.
 9 -  Está CORRETA a regência da frase:
 a) O filme que assistimos é excelente.
 b) O trabalho que aspirávamos acabou.
 c) Simpatizei-me de ti.
 d) Assisti o jornal ontem à tarde.
 e) O documento que visei era falso.

 10- Complete, se necessário, com a preposição ou artigo adequado.

 a) Aspiro .............. cargo de chefe.
 b) Assisto ................ todos os programas.
 c) O médico assistia ...............doentes com atenção.
 d) Paguei todas .................. contas.


Agora faremos a leitura do final do livro literário escolhido, A ESCRAVA ISAURA, leiam com atenção e responda ao que se pede.
















 

Responda ao que se pede:
1- O que Leôncio fez para castigar Isaura, e qual seu plano para humilhá-la e se vingar?

2- Isaura aceitou a proposta de Leôncio? Explique por quê?

3- O plano de Leôncio deu certo? Conte como.

4- Conte, resumidamente, o fim de Leôncio, Isaura e Álvaro. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data: 05/10/2020 - Professora: Diolina Pereira Rosa - Disciplina: Matemática - Conteúdo: Relações metrica do triangulo retângulo

Data: 22/10/2020 - Professora: Adriana Costa - Disciplina: Arte - Conteúdo: Comemorar o Dia das Crianças.

Data:26/11/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo: O Nascimento de Jesus