Data:05/11/202 - Professora: Adriana Costa - Disciplina: Arte - Conteúdo: A animação no Brasil.
Copie o texto abaixo em seu caderno de arte
com cabeçalho e letra legível !
História da animação no Brasil
A história da animação no Brasil refere-se a uma cronologia que remonta, desde as primeiras obras cinematográficas animadas, até a computação gráfica dos dias atuais. O lançamento do curta-metragem comercial denominado Kaiser, produzido pelo cartunista Álvaro Marins em 22 de janeiro de 1917, marca oficialmente o início da animação brasileira. Este foi o marco inicial para a criação de curtas animados brasileiros em seus primórdios á tempo da década de 1910. Pois, durante este período e a primeira metade do século XX, foram produzidas algumas pequenas experiências em animação sem muita continuidade, como as realizadas por Eugênio Fonseca Filho.
Esta parte do histórico cultural brasileiro estuda a animação no Brasil em seus seus marcos inicias e, posteriormente, o aprimoramento das técnicas visuais e sonoras dessas obras cinematográficas desde atualmente. O aprimoramento de melhores técnicas para o desenho manual em animação brasileiro teve início na década de 1950, onde o panorama da animação teve sua alteração. Neste período, a animação brasileira e mundial começa a se modificar, e o primeiro longa-metragem desenhado á mão é feito no país, chamado de Sinfonia Amazônica, produzido por Anélio Lattini Filho em 1953. E, apesar da animação ter apenas 15 minutos, os parâmetros á época o incluiu como longa.
Embora a animação brasileira tenha se destacado mais nos anos 80 a 2000, ela já foi uma das primeiras a surgirem no mundo. Em 1907, surgem as caricaturas animadas ou calungas de Raul Pederneiras para o Pathé - Jornal da Casa Marc Ferrez & Filhos, No curta animado, exibido durante a Primeira Guerra Mundial, satirizava o imperador alemão Guilherme II da Alemanha, com que declarou guerra contra o Brasil naquele ano.
Comentários
Postar um comentário