Data: 01/10/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo: Felicidade

 Bom dia queridos alunos!  Estamos passando por um momento nunca antes imaginável e mais do que nunca, não podemos, não devemos esquecer de Deus, é ele que irá nos salvar deste momento, então façam suas orações todos os dias, sem sessar. Não vamos perder a esperança, juntos somos mais fortes.


Oração dom Pai Nosso.

Pai nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade, assim na Terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como perdoamos aqueles que nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém!



  Felicidade 


Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo. A palavra foi cunhada a partir dos radicais gregos οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não-lugar" ou "lugar que não existe". 

O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.

Será a Felicidade uma utopia?


A Herança Perdida e Reconquistada

Havia um homem muito rico, possuía uma grande fazenda, gado e empregados a seu serviço. Tinha ele um único filho, único herdeiro, que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que o filho mais gostava era fazer festas e estar com seus amigos e de ser bajulado por eles. Seu pai o advertia que seus amigos só estariam ao seu lado enquanto tivesse o que Ihes oferecer. Os conselhos do pai de nada valiam. O rapaz não Ihes dava o mínimo de atenção. Um dia o velho pai, avançado em idade, disse aos empregados para construírem um pequeno celeiro. Dentro dele, montou uma forca. Junto a ela uma placa com os dizeres: "Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai". Chamou o filho. Levou-o até o celeiro e disse: Meu filho, eu já estou ficando velho. Quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu. Já sei qual será seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos. Irá vender os animais, e os bens, para se sustentar. E sem dinheiro, seus amigos vão se afastar de você. Quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos. Foi por isso que eu construí esta forca. Sim, esta forca é para você. Quero que você me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela. O jovem riu, achou absurdo, mas, para não contrariar o pai prometeu que iria cuidar melhor de sua vida e de seus bens. O pai podia confiar nele. O tempo passou. O pai morreu. E seu filho tomou conta de tudo. E como era previsto o jovem gastou tudo. Vendeu os bens. Sem dinheiro perdeu também os amigos e a própria dignidade. Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer: - Meu pai, antes eu tivesse ouvido os teus conselhos. Mas agora é tarde. Tarde demais! Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro; era a única coisa que lhe restava, a vida. Assim a passos lentos se dirigiu até lá. Entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse: “Eu nunca segui as palavras do meu pai. Não pude alegrá-lo quando ele estava vivo! Mas pelo menos desta vez vou fazer a vontade dele. Vou cumprir minha promessa. Não me resta mais nada.” Subiu os degraus e colocou a corda no pescoço. Disse: “Ah, se eu tivesse uma nova chance!” Então pulou. Sentiu por um instante a corda apertar sua garganta. Mas o braço da forca era oco. Com a queda do rapaz, a forca quebrou-se facilmente. O rapaz caiu no chão. E sobre ele caíam joias, esmeraldas, pérolas, diamantes. A forca estava cheia de pedras preciosas. E caiu junto um bilhete que dizia: “Essa é, a sua nova chance, eu te amo muito. Seu pai." O último conselho do pai enfim foi atendido. O rapaz mudou totalmente de vida e realizou o sonho de seu pai...

 Monsenhor Paulo Daher (adaptado)


ATIVIDADES


 1. Explique o que você entendeu do texto “A herança perdida e reconquistada”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 2. Em que consiste sua felicidade? Sua felicidade está relacionada a uma vida virtuosa?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Copie as atividades tirem fotos e enviem para meu privado, fiquem com Deus e até a próxima aula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data: 05/10/2020 - Professora: Diolina Pereira Rosa - Disciplina: Matemática - Conteúdo: Relações metrica do triangulo retângulo

Data: 22/10/2020 - Professora: Adriana Costa - Disciplina: Arte - Conteúdo: Comemorar o Dia das Crianças.

Data:26/11/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo: O Nascimento de Jesus