ESCOLA MUNICIPAL AYRTON SENNA DA SILVA - AVENIDA SÃO BENEDITO Nº 900, SETOR JARDIM FREI WALTER - PONTALINA-GO / REANP - REGIME ESPECIAL DE AULAS NÃO PRESENCIAIS / 2020
Data: 21/08/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: História - Conteúdo: Processo revolucionário da Rússia
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Bom dia queridos alunos! Continuaremos a estudar sobre a REVOLUÇÃO RUSSA, hoje iremos estudar sobre o governo de Vladimir Lênin na Rússia. Prestem atenção.
Em fevereiro de 1917, uma onda de protestos e revoltas populares deram fim ao governo de Nicolau II. Formou-se um governo provisório controlado por Alexander Kerenski, um socialista de orientação reformista. Kerenski, integrante da ala menchevique do partido socialista, defendia a idéia de que o capitalismo deveria ser desenvolvido para, assim então, estabelecer mudanças de cunho socialista. No entanto, os bolcheviques, facção de maior adesão popular do socialismo russo, tinham outra proposta.
Liderados por Lênin, autor da obra “Tese de Abril”, os bolcheviques defendiam a delegação de poder político nas mãos dos sovietes e a instalação de uma ditadura do proletariado. Contando com o apoio de Leon Trotski, os bolcheviques organizaram um exército incumbido de findar com o governo menchevique. O chamado Exército Vermelho derrubou o governo provisório e instalou o Conselho Comissário do Povo. Esse conselho tinha Lênin como presidente, Trótski no comando dos negócios estrangeiros e Josef Stálin dirigindo os negócios internos.
Inicialmente, Lênin estatizou os bancos e indústrias, realizou uma reforma agrária e retirou a Rússia da Primeira Guerra com a assinatura do Tratado de Brest-Litovski. Ao implantar medidas de caráter popular, as forças reacionárias russas tentaram derrubar o governo bolchevique. Mesmo tendo o apoio de nações estrangeiras, os exércitos anti-revolucionários não conseguiram vencer a determinação e o grande contingente do Exército Vermelho.
No campo político, a Duma passou a funcionar sob um sistema unipartidário, onde o Partido Comunista da União Soviética seria a única via de representação política do país. Nesse período, ganhou força a idéia de que o novo governo deveria criar formas para que o processo revolucionário socialista se expandisse nas demais nações do mundo. Além disso, o governo revolucionário se preocupou em conter os possíveis traidores do ideal revolucionário com a prisão e o exílio.
Desgastada com as movimentações da guerra civil, a Rússia não tinha condições para implantar um sistema econômico socialista. Para contornar esse problema, Lênin criou a Nova Política Econômica (NEP). Essa medida permitia a existência de práticas capitalistas dentro da economia russa. Lênin dizia que essa ação era necessária para que o país tivesse autonomia suficiente para alcançar os estágios inicias do projeto socialista.
Com tais medidas a economia russa dava claros sinais de recuperação e aquilo que Lênin defendia em tese parecia tornar-se realidade. No entanto, a aparente estabilidade governamental não durou muito tempo. A morte de Lênin, em 1924, trouxe uma tensão política promovida pela escolha do próximo dirigente do governo socialista. De um lado Trotski, que defendia a expansão dos ideais da Revolução Russa e do outro Stálin, que acreditava na consolidação interna do socialismo soviético. Stálin venceu a disputa pelo poder, dando novos rumos à revolução iniciada por Vladmir Lênin.
ATIVIDADES
1.Lênin foi líder de qual partido na Rússia
________________________________________________
2.O que significa unipartidárismo?
________________________________________________
3.Quais foram as primeiras iniciativas de Lênin após assumir o governo da Rússia?
_________________________________________________
4.O que significa a "Tese de Abril" da autoria de Lênin?
_________________________________________________
Copiem e respondam as atividades e enviem para o meu privado. fiquem com Deus e até a próxima aula.
Bom Dia,queridos alunos!Hoje daremos continuidade ao conteúdo da nossa penúltima aula que foi sobre arte abstrata.observe a obra abaixo,copie o conceito sobre o artista e a seguir ouça a música e siga as orientações deixadas para vocês. Nossa primeira atividade foi baseada no Movimento Abstracionismo , mais especificamente no trabalho de Wassily Kandinsky que utilizou a música de Schönberg como base de algumas de suas pinturas. Wassily Kandisnky, Composição VI (O Dilúvio) , 1913 Kandinsky era fã de música a ponto de afirmar que: "Depois da música, a pintura é a segunda das artes impensável sem construção." Em algumas pinturas ele tentou expressar o que sentia ao ouvir uma composição musical através de uma composição visual com uso de linhas, formas e cores. Mas ele disse que não queria "pintar música", ele queria mais do que isso: "Para o artista criador que quer e que deve exprimir o seu universo interior, a imitaç...
Bom dia, queridos alunos! Hoje iniciaremos nossos estudos sobre A Segunda Guerra Mundial, vou dividir o conteúdo para que fique mais fácil a compreensão de vocês. Antecedentes da Segunda Guerra Mundial https://youtu.be/wLiCJriVldE A invasão da Polônia era um objetivo que Hitler alimentava havia muitos anos em seu discurso de formação do Reich alemão. Esse ato causou o início da Segunda Guerra na Europa. A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito já existente na história da humanidade e teve por volta de 60 milhões de mortos em seus seis anos de conflito (1939-1945). Essa guerra foi caracterizada pela aplicação da guerra total , ou seja, pela mobilização total dos recursos materiais e humanos das nações centrais envolvidas em sua manutenção. O saldo do conflito, além dos 60 milhões de mortos, foi também a destruição quase completa de alguns dos países envolvidos. Mapa Mental: Segunda Guerra Mundial Antecedentes A Segunda Guerr...
Escola Municipal Ayrton Senna da Silva Nome:_________________________________________Série: 9º ano A Profª: Nilda Rodrigues dos S. Lima Data: 25/11/2020 Conteúdo: Interpretação textual CORREÇÃO DAS ATIVIDADES 1 . Decide if the statements are true (T) or false (F) according to the text. a) ( T ) Na frase “First, you should read the article about healthy food.”, o modal verb SHOULD indica um conselho. b) (F ) Na frase “Then, you must make a research in the Internet…”, o modal verb MUST indica uma proibição. c) ( F ) Na frase “Can I go to your house at 5pm?”, o modal verb CAN expressa uma habilidade. d) (T ) Na frase “My mom may make a delicious chocolate cake for us.”, o modal verb MAY expressa uma ...
Comentários
Postar um comentário