Data:25/05/2020-Professora:Fabiana Rodrigues-Disciplina:Língua portuguesa-Conteúdo:Interpretação de texto,regência nominal,produção de texto: poemaa

Bom dia! Sejam bem-vindos,bem-vindas!Com a graça de Deus iniciamos mais uma semana de aulas REANP que assim como as outras semanas que passaram esta seja abençoada e que todos nós tenhamos consciência de nossos direitos e deveres e lembrar sempre que meu direito termina aonde começa o do próximo.
Leiam os textos com atenção,assista ao vídeo,desenvolva as atividades com capricho e letra legível e postem no número particular do professor!


Interpretação de Texto

O primeiro amor é vivido em fantasia

          Como regra geral, nosso primeiro grande amor é uma espécie de sonho. A pessoa que desperta em nós todo o sentimento, toda a vontade de agradar e de se dedicar nos mínimos detalhes, toda a vontade de aconchegar e ser aconchegado, na maior parte das vezes nem sabe do nosso amor por ela. Não temos coragem de contar, pois morremos de medo de rejeição. Não queremos também, contudo, a aceitação, pois isso nos levaria a um relacionamento real para o qual não estamos preparados. Ou seja, não contar interessa nos dois casos. Se algum amigo superíntimo fica sabendo e faz alguma brincadeira a respeito, ficamos com o rosto vermelho, negamos tudo e fingimos indignação. A outra pessoa, a amada, fica sem saber se é gozação ou se é de verdade. Melhor assim. Tudo se passará apenas na cabeça da gente, longe dos riscos da vida real.
          No sonho é claro que somos correspondidos. Beijamos e somos beijados. Beijos de ternura. O sexo, na maioria dos casos, está em segundo plano. Passeamos, de mãos dadas, por jardins floridos. Sentamos na grama e nos olhamos com olhar de enlevo próprio do encantamento amoroso. Dizemos coisas bonitas para o outro, falamos das virtudes do outro. Não cansamos de elogiar a pessoa amada.
          [...] Se pensarmos bem, o sonho romântico não é muito criativo. Quase sempre é a mesma história. As variações são mais de cenário e figurino: uns preferem a montanha, outros a praia. Uns preferem saias rodadas, outras as calças jeans. O amor é o prazer da companhia, os elogios que esse prazer costuma trazer para nossos lábios, e também a insegurança — o medo de perder a pessoa que nos traz toda a felicidade. Assim sendo, uma parte do discurso é de reasseguramento: “Vou amar você para sempre. Vou dizer toda hora que amo você. Se você me largar, eu morro” etc. Sempre que vivemos o amor, o fazemos como se estivéssemos vivendo uma história extraordinária. A verdade, no entanto, é que é uma “história extraordinária” exatamente igual a todas as outras histórias de amor! E isso não faz mal algum, porque é bom do mesmo jeito!
GIKOVATE, Flávio. Namoro: relação de amor e sexo.
São Paulo: Moderna, 1993.


1) Com que intenção esse texto foi escrito?

2) É possível afirmar que se trata de um texto que expõe ideias? Por quê?



3) É possível afirmar que esse texto apresenta um conjunto de conhecimentos construído com o tempo? Explique.




Gramática

Regência nominal
          Quando um nome necessita de um complemento, ele é chamado termo regente e a palavra ou expressão que completa seu sentido recebe o nome de termo regido. A essa relação que se estabelece entre um nome e seus complementos denominamos regência nominal. Em geral, a regência é estabelecida por preposição. Veja:
Ela é fanática por telenovelas

                                                    termo regente   preposição   termo regido 

Regência de alguns nomes
Substantivos
amor a, de, para (com, por)                  gosto por                          saudade de
capacidade de, para                             obediência a                       simpatia a, por
confiança em                                         ódio a, contra                    respeito a, com, para com
fé em                                                     preferência a, por               união com, de, entre

Adjetivos
acessível a                                     apto a, para                                    desgostoso com, de
afável com, para com                   atencioso com, para com              fácil de, para
amável com, para com                 contente de, em, por                      lento em, de
ansioso de, por, para                    cruel com, para, para com             junto a, de

Advérbios
Longe a                                         Perto de 


1) Releia o trecho abaixo, extraído da notícia.
          — A chave para o uso de mídias digitais e a felicidade é a limitação — comentou Jean. — Gastar no máximo não mais que duas horas por dia nessas mídias, e tentar aumentar o tempo despendido com amigos e exercícios, duas atividades relacionadas com o aumento da felicidade. 


a) Os termos destacados completam o sentido de qual palavra desse trecho?

b) Que outra palavra com o mesmo sentido poderia ser empregada em substituição à palavra indicada como resposta à pergunta anterior?

2) Agora, releia este trecho, reproduzido do fragmento II do romance O menino sem imaginação.

          Mamãe escondia sua ansiedade no telefone, onde se pendurou desde que saiu da mesa. Ela é fanática por telenovelas.

a) Indique no trecho a expressão que completa o sentido do termo em destaque.

b) Se a expressão que completa o sentido da palavra fanática fosse suprimida (retirada), seria possível saber o tipo de programação a que a mãe do narrador assistia com maior frequência na televisão?

3) Leia a frase a seguir.

Os adolescentes observam o respeito do tempo de uso diário de dispositivos eletrônicos.

a) A regência nominal entre os termos destacados na frase está incorreta. Em que consiste tal correção?

b) Para que fique correta, como essa frase deve ser escrita?


Produção de Texto

          Como nosso gênero textual é o poema. Vamos realizar uma roda de poema da turma?
          Estamos vivendo em um regime de isolamento social e, por isso, deixamos de abraçar, estar juntos e até mesmo visitar nossos colegas, mas podemos com a ajuda dos recursos midiáticos nos fazer lembrados, portanto, nesta produção de texto “você” irá criar um poema com todas as características que já conhece, bem estruturado, com título, com rimas, poemas líricos ou mesmo um poema de cordel.
          Atenção: Você poderá fazê-lo para um colega, professor, namorado, pais, avós ou uma pessoa que goste muito. Assim que terminar seu poema, revise-o, faça um vídeo declamando a sua obra e envie para o professor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data: 05/10/2020 - Professora: Diolina Pereira Rosa - Disciplina: Matemática - Conteúdo: Relações metrica do triangulo retângulo

Data: 22/10/2020 - Professora: Adriana Costa - Disciplina: Arte - Conteúdo: Comemorar o Dia das Crianças.

Data:26/11/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo: O Nascimento de Jesus