Data:18/05/2020 - Professora: Fabiana Rodrigues - Disciplina: Língua Portuguesa - Conteúdo: Interpretação de texto, Fixação de figura de linguagem, Produção de texto: Poema

BOM DIA!!! ESTAMOS NÓS EM MAIS UM DIA DE ESTUDOS, ANTES DE MAIS NADA QUERO DIZER QUE A PARTICIPAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS TAREFAS SERÁ O ÚNICO MÉTODO PARA A  SUA APROVAÇÃO ESSE ANO(DURANTE ESSE PERÍODO DE ESTUDOS À DISTANCIA) DEVO DIZER TAMBÉM, QUE A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS NÃO ESTÁ ADEQUADA.

ANTES DE IR PRA PARTE "Do que eu tenho que copiar?" LEIA O QUE ESTAMOS FALANDO COM VOCÊS!!! LEIA...

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 EXCURSÃO


O ônibus roncava na subida
e como era difícil o amor de Mariana,
de blusa rala e jeans apertado!
A viagem nem tinha começado
e eu ali, em meio ao vozerio, cantava
batendo nos bancos,
e a professora pedia um pouco de silêncio,
pelo amor de Deus, vou ficar surda,
e a turma batucava e batucava


e batucava no meu peito
um coração pedindo estrada
e tu, nem te ligo,
conversavas com Luísa, ajeitando uma rosa branca
nos teus cabelos lisos,
ô Mariana, vê se me vê, pô, estou aqui,
louco de você, e me calava,
ouvindo o ônibus cheio de amor pela estrada
que diante dele se torcia
machucada.
                      CAPPARELLI, Sérgio. Restos de arco-íris. Porto Alegre: L&PM,2000.

1 -   Explique que efeito de sentido produzem as repetições no poema “excursão”
    
2 – Observe que, além da repetição de palavras, o poema também emprega versos curtos, em que se alternam sílabas fracas e fortes. Identifique esses versos e explique de que modo esse recursos reforçam o efeito de sentido que você indicou na atividade anterior.
    
3 -   Interprete os seguintes versos do poema de Sérgio Capparelli:
        Ouvindo o ônibus cheio de amor pela estrada que diante dele se torcia machucada.

4 -   Segundo as informações do poema, é possível identificar quem seria o eu poético?

GRAMÁTICA

1.Releia alguns versos do poema "Excursão":

e eu ali, em meio ao vozerio, cantava
batendo nos bancos,
e a professora pedia um pouco de silêncio,
pelo amor de Deus, vou ficar surda,
e a turma batucava e batucava e batucava no meu peito
um coração pedindo estrada
e tu, nem te ligo,

A) Que figura de linguagem foi empregada nessa estrofe como forma de dar mais expressividade aos versos?

B)Justifique a presença da figura de linguagem indicada 

como resposta à questão anterior e exemplifique.


2- Releia também mais estes versos do mesmo poema: 

ouvindo o ônibus cheio de amor pela estrada
que diante dele se torcia
machucada.

a) Nos temos em destaque é possível perceber que o eu poético atribui ao ser estrada uma ação e característica próprias dos seres humanos. Que figura de linguagem podemos identificar nessa ocorrência?

b) Crie uma frase em que a expressão "torcer-se machucada" esteja empregada no sentido literal, denotativo.

3- Estabeleça a correspondência entre as figuras de linguagem e os textos a seguir.
a- HIPÉRBOLE 
b- POLISSÍNDETO
c- ASSONÂNCIA
d- ALITERAÇÃO

I- A roseira quando nasce
   Toma conta do jardim.
   Eu também ando buscando
   Quem tome conta de mim.

II- Se vires a tarde triste
    E o ar a querer chover
    Saiba que são os meus olhos
    Que choram por não te ver.

III- As ondas vão e vem
     E vão e são como o tempo.

IV- Por você eu dançaria tango no teto,
     Eu limparia os trilhos do metrô,
     Eu iria a pé do rio a salvador...

                       PRODUÇÃO DE TEXTO
Veja alguns exemplos de poemas visuais:
i.pinimg.com/originals/88/cd/38/88cd3867fc4dcea...

poemas visuais de amizade - Pesquisa do Google | Poemas, Poema
As 25 melhores imagens em poema visual | Poema visual, Poema e ...
Poema visual
Então, escolha um tema, use a criatividade e produza um poema visual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data: 05/10/2020 - Professora: Diolina Pereira Rosa - Disciplina: Matemática - Conteúdo: Relações metrica do triangulo retângulo

Data: 22/10/2020 - Professora: Adriana Costa - Disciplina: Arte - Conteúdo: Comemorar o Dia das Crianças.

Data:26/11/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo: O Nascimento de Jesus