Data:18/05/2020 - Professora: Fabiana Rodrigues - Disciplina: Língua Portuguesa - Conteúdo: Interpretação de texto, Fixação de figura de linguagem, Produção de texto: Poema
BOM DIA!!! ESTAMOS NÓS EM MAIS UM DIA DE ESTUDOS, ANTES DE MAIS NADA QUERO DIZER QUE A PARTICIPAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS TAREFAS SERÁ O ÚNICO MÉTODO PARA A SUA APROVAÇÃO ESSE ANO(DURANTE ESSE PERÍODO DE ESTUDOS À DISTANCIA) DEVO DIZER TAMBÉM, QUE A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS NÃO ESTÁ ADEQUADA.
ANTES DE IR PRA PARTE "Do que eu tenho que copiar?" LEIA O QUE ESTAMOS FALANDO COM VOCÊS!!! LEIA...
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
EXCURSÃO
O ônibus roncava na subida
e como era difícil o amor de Mariana,
de blusa rala e jeans apertado!
A viagem nem tinha começado
e eu ali, em meio ao vozerio, cantava
batendo nos bancos,
e a professora pedia um pouco de silêncio,
pelo amor de Deus, vou ficar surda,
e a turma batucava e batucava
e batucava no meu peito
um coração pedindo estrada
e tu, nem te ligo,
conversavas com Luísa, ajeitando uma rosa branca
nos teus cabelos lisos,
ô Mariana, vê se me vê, pô, estou aqui,
louco de você, e me calava,
ouvindo o ônibus cheio de amor pela estrada
que diante dele se torcia
machucada.
CAPPARELLI, Sérgio. Restos de arco-íris. Porto Alegre: L&PM,2000.
1 - Explique que efeito de sentido produzem as repetições no poema “excursão”
2 – Observe que, além da repetição de palavras, o poema também emprega versos curtos, em que se alternam sílabas fracas e fortes. Identifique esses versos e explique de que modo esse recursos reforçam o efeito de sentido que você indicou na atividade anterior.
3 - Interprete os seguintes versos do poema de Sérgio Capparelli:
Ouvindo o ônibus cheio de amor pela estrada que diante dele se torcia machucada.
4 - Segundo as informações do poema, é possível identificar quem seria o eu poético?
GRAMÁTICA
ANTES DE IR PRA PARTE "Do que eu tenho que copiar?" LEIA O QUE ESTAMOS FALANDO COM VOCÊS!!! LEIA...
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
EXCURSÃO
O ônibus roncava na subida
e como era difícil o amor de Mariana,
de blusa rala e jeans apertado!
A viagem nem tinha começado
e eu ali, em meio ao vozerio, cantava
batendo nos bancos,
e a professora pedia um pouco de silêncio,
pelo amor de Deus, vou ficar surda,
e a turma batucava e batucava
e batucava no meu peito
um coração pedindo estrada
e tu, nem te ligo,
conversavas com Luísa, ajeitando uma rosa branca
nos teus cabelos lisos,
ô Mariana, vê se me vê, pô, estou aqui,
louco de você, e me calava,
ouvindo o ônibus cheio de amor pela estrada
que diante dele se torcia
machucada.
CAPPARELLI, Sérgio. Restos de arco-íris. Porto Alegre: L&PM,2000.
1 - Explique que efeito de sentido produzem as repetições no poema “excursão”
2 – Observe que, além da repetição de palavras, o poema também emprega versos curtos, em que se alternam sílabas fracas e fortes. Identifique esses versos e explique de que modo esse recursos reforçam o efeito de sentido que você indicou na atividade anterior.
3 - Interprete os seguintes versos do poema de Sérgio Capparelli:
Ouvindo o ônibus cheio de amor pela estrada que diante dele se torcia machucada.
4 - Segundo as informações do poema, é possível identificar quem seria o eu poético?
GRAMÁTICA
1.Releia alguns versos do poema "Excursão":
e eu ali, em meio ao vozerio, cantava
batendo nos bancos,
e a professora pedia um pouco de silêncio,
pelo amor de Deus, vou ficar surda,
e a turma batucava e batucava e batucava no meu peito
um coração pedindo estrada
e tu, nem te ligo,
A) Que figura de linguagem foi empregada nessa estrofe como forma de dar mais expressividade aos versos?
B)Justifique a presença da figura de linguagem indicada
como resposta à questão anterior e exemplifique.
2- Releia também mais estes versos do mesmo poema:
ouvindo o ônibus cheio de amor pela estrada
que diante dele se torcia
machucada.
a) Nos temos em destaque é possível perceber que o eu poético atribui ao ser estrada uma ação e característica próprias dos seres humanos. Que figura de linguagem podemos identificar nessa ocorrência?
b) Crie uma frase em que a expressão "torcer-se machucada" esteja empregada no sentido literal, denotativo.
3- Estabeleça a correspondência entre as figuras de linguagem e os textos a seguir.
a- HIPÉRBOLE
b- POLISSÍNDETO
c- ASSONÂNCIA
d- ALITERAÇÃO
I- A roseira quando nasce
Toma conta do jardim.
Eu também ando buscando
Quem tome conta de mim.
II- Se vires a tarde triste
E o ar a querer chover
Saiba que são os meus olhos
Que choram por não te ver.
III- As ondas vão e vem
E vão e são como o tempo.
IV- Por você eu dançaria tango no teto,
Eu limparia os trilhos do metrô,
Eu iria a pé do rio a salvador...
PRODUÇÃO DE TEXTO
Veja alguns exemplos de poemas visuais:




Então, escolha um tema, use a criatividade e produza um poema visual.
Comentários
Postar um comentário