Data:11/05/2020-Professora:Fabiana Rodrigues-Disciplina:Língua Portuguesa-Conteúdo:Interpretação de texto,Figuras de linguagem(II),Produção de texto :Poema

Bom dia !Queridos alunos bem vindos a mais um dia de aula quero poder contar com a participação e o compromisso de vocês.Vamos seguir passo a passo lendo as orientações que foram deixadas e assistindo aos vídeos para então, resolver as tarefas com ca
beçalho,letra legível e muito capricho!

    
Interpretação de Texto
Poema
Leia o poema a seguir.

Essa que eu hei de amar

Essa que eu hei de amar perdidamente um dia
será tão loura, e clara, e vagarosa, e bela,
que eu pensarei que é o sol que vem, pela janela,
trazer luz e calor a esta alma escura e fria.

E, quando ela passar, tudo o que eu não sentia
da vida há de acordar no coração, que vela...
E ela irá como o sol, e eu irei atrás dela
como sombra feliz... — Tudo isso eu me dizia,

quando alguém me chamou. Olhei: um vulto louro,
e claro, e vagaroso, e belo, na luz de ouro
do poente, me dizia adeus, como um sol triste...

E falou-me de longe: “Eu passei a teu lado,
mas ias tão perdido em teu sonho dourado,
meu pobre sonhador, que nem sequer me viste!”

“[...] E ela irá como o sol, e eu irei atrás dela [...]”.
ALMEIDA, Guilherme de. Meus versos mais queridos. Rio de Janeiro: Ediouro, 1988.

1) A que elemento da natureza a mulher amada é comparada? Transcreva o verso do poema que confirma sua resposta.

2) Que palavras e expressões foram usadas na comparação citada na atividade 1?

3) Que relação a expressão “sonho dourado” estabelece com a comparação feita no poema?

4) Identifique e transcreva os trechos do poema que podem comprovar que o eu poético fala de um amor futuro e a mulher é alguém que ele ainda não conhece.



5) Que oposição de ideias é apresentada na primeira estrofe? Identifique-a e explique o significado da metáfora presente nesse verso.

6) Como você já sabe, estrofe é um conjunto de versos, e verso, e verso é cada linha que compõe o poema. Com base nessas informações, indique quantas estrofes possui o poema “Essa que eu hei de amar” e quantos versos há em cada estrofe.

Assista ao vídeo com atenção!









Gramática
Figuras de linguagem (II)

1) Releia estes versos do poema “Essa que eu hei de amar”:
Essa que eu hei de amar perdidamente um dia
será tão loura, e clara, e vagarosa, e bela,
que eu pensarei que é o sol que vem, pela janela,
trazer luz e calor a esta alma escura e fria.

a) Nessa estrofe, o eu poético apresenta uma repetição. Identifique-a e explique que efeito de sentido ela provoca no texto.

          Polissíndeto é uma figura de linguagem caracterizada pela repetição enfática de algumas conjunções (geralmente “e” e “nem”) entre palavras e expressões, para dar ênfase a algum de seus aspectos e transmitir expressividade.

b) Há algum outro verso do poema que traz esse recurso de repetição da conjunção?

2) Leia a informação do quadro:

          Chamamos assonância a figura de linguagem que consiste na repetição de sons vocálicos, idênticos ou semelhantes, com a intenção de produzir um efeito harmônico em frases ou nos versos. As vogais assonantes podem ser repetidas nas sílabas tônicas das palavras ou se destacar com determinada regularidade numa mesma frase ou verso. Esse recurso estilístico possibilita maior força de expressão por meio da intensificação da musicalidade e do ritmo. Veja:
          E, quando ela passar, tudo o que eu não sentia
          da vida há de acordar no coração, que vela...



a) Indique, no segundo e terceiro versos da estrofe a seguir, a presença de assonância.
Essa que eu hei de amar perdidamente um dia
será tão loura, e clara, e vagarosa, e bela,
que eu pensarei que é o sol que vem, pela janela,
trazer luz e calor a esta alma escura e fria.


b) Identifique, no terceiro verso, a metáfora que o eu poético emprega para caracterizar a amada. Antes, porém, vamos recordar o conceito de metáfora:
          Metáfora é uma figura de linguagem que se caracteriza por transferir o sentido literal, próprio de uma palavra, para um sentido conotativo (figurado), estabelecendo uma comparação implícita e sem utilizar os conectivos (termos de ligação) que caracterizam a comparação, a exemplo, a conjunção como.


c) Identifique duas antíteses nessa estrofe.

3) Releia esta estrofe:
E, quando ela passar, tudo o que eu não sentia
da vida há de acordar no coração, que vela...
E ela irá como o sol, e eu irei atrás dela
como sombra feliz... — Tudo isso eu me dizia,

a) Também nessa estrofe o eu poético usa expressões em sentido figurado (conotativo), para se caracterizar e caracterizar a amada. Que expressões são essas?

b) Nesses dois casos, verifica-se o uso de metáforas ou de comparações? Explique.

          Comparação é a figura de linguagem que expressa uma relação comparativa explícita entre palavras ou expressões por meio de termos como assim comotal comocomoigual a, entre outros.

4) Leia os versos a seguir, extraídos do poema “Excursão”:
e a professora pedia um pouco de silêncio,
pelo amor de Deus, vou ficar surda,

·       O que as palavras destacadas nesses versos têm em comum?

          Diferentemente da anáfora, a figura de linguagem denominada aliteração se caracteriza pela repetição de sons de consoantes iguais ou semelhantes, normalmente no início das palavras que compõem versos ou frases, mas que também pode estar no meio ou no fim.

Produção de Texto



          Estamos vivendo em um período que talvez nunca tínhamos visto nem em filmes de ficção científica, estamos reclusos em nossas casas e talvez mais silenciosos e o silêncio incomoda muita gente pois nos leva a refletir. Pense em como você está passando esse momento e crie um soneto, lembrando que soneto é um poema constituído por dois quartetos e dois tercetos. Dê um título sugestivo e boa escrita!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data: 05/10/2020 - Professora: Diolina Pereira Rosa - Disciplina: Matemática - Conteúdo: Relações metrica do triangulo retângulo

Data: 22/10/2020 - Professora: Adriana Costa - Disciplina: Arte - Conteúdo: Comemorar o Dia das Crianças.

Data:26/11/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo: O Nascimento de Jesus