Data: 23/04/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo: Drogas e violência, violência contra as mulheres


Bom dia! O tema de nossa aula hoje infelizmente, ele acontecesse com muita frequência em nossa sociedade, Violência contra a mulher, o uso de drogas e se tornar mais violento ainda, e nesse período que nós estamos vivendo que é de estar mais em casa piorou muito está situação. Devemos parar e refletir porque isso acontece? Quero essa situação para minha vida? Como posso mudar, para que minha família viva melhor a família que eu irei formar para meu futuro, como eu quero ela?


Texto 1: A violência

Drogas e violência são irmãs

“Os dados são assustadores: segundo dados do Ministério da Justiça, no Brasil, a cada 13 minutos uma pessoa é assassinada; 50% dos moradores das capitais evitam sair a noite com medo de assaltos; o Brasil é o terceiro maior mercado de carros blindados no mundo.
Enfim, se continuássemos nessas estatísticas, ficaríamos literalmente assustados. Surge então a pergunta: Qual a causa de tanta violência? É dever da sociedade e de cada um tentar analisar as causas mais profundas desse problema que deixa a população amedrontada e as
instituições governamentais constantemente em pé de guerra.
FALTAM OPORTUNIDADES
Uma sociedade que não trabalha para eliminar as desigualdades sociais, acabará pagando muito caro pelas consequências dessa situação injusta. Aquela roupa da moda, o carro, a casa própria… tão enaltecidos pela propaganda e que muitos já possuem e usam normalmente, tornam-se bens praticamente proibidos por uma fatia considerável de pessoas da mesma sociedade que, por diversos motivos, não tem poder de compra.
Dessa forma, o cidadão, não tendo possibilidade de obter seus direitos, tenta consegui-los apelando à violência. O mercado das drogas emprega, atualmente, milhares de crianças e adolescentes, dando, embora de forma imprópria, uma esperança econômica para eles e para toda a família. É dinheiro fácil que chega ao bolso do traficante através do dependente químico,cliente fiel."



ATIVIDADES

Responda:

1. Você concorda com a afirmação: “Quem compra drogas financia a violência?” Porquê? Você acredita que você possa ser vítima dessa violência?

2. O que você faria para ajudar alguém que caiu nas garras da droga?

3. Você acredita que as drogas e a violência andam juntas? São irmãs? Porquê?



Texto 2: A violência contra a mulher

O que faz com que um homem reaja violentamente contra uma mulher?
• A genética
• O machismo
• A educação
• As mulheres
• Os amigos
• A bebida
• O estado de ânimo do homem
• Insegurança
• Ciúme
• Todas as anteriores
• Nenhuma das anteriores
Acho que a melhor resposta para essa pergunta é: nenhuma das anteriores. Nada justifica a violência que milhares de mulheres sofrem no mundo inteiro.
Por trás da história da violência contra a mulher, há uma longa lista de fatos:desconhecimento, falhas na legislação, descompromisso social, falta de solidariedade e, acima de tudo, o silêncio e o medo de denunciar os agressores. Esses dois últimos itens são os maiores aliados desse crime contra as mulheres.
A falta de compromisso das autoridades e das próprias vítimas, o medo de denunciar, o desconhecimento da lei ou a total ausência de normas que punam o delito, entre outras coisas, são o que tornaram essa prática tão comum nas sociedades latino-americanas e em todos os lugares do mundo marcados por uma conduta machista.
A violência contra a mulher se define por todo ato que possa resultar em dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico. Ameaças, coação ou privação de liberdade, violência
doméstica e qualquer outro tipo de ação, crimes passionais, exploração sexual de mulheres e meninas, violação, mutilação genital feminina, casamento precoce e forçado, infanticídio de meninas, ataques com ácido, entre outros.
De acordo com a Organização das Nações Unidas “(…) uma em cada três mulheres é maltratada e coagida a manter relações sexuais, ou submetida a outros abusos. Entre 30% e 60% das mulheres que já tiveram um parceiro sofreram alguma vez violência física ou sexual por parte do companheiro, e 48% das meninas e jovens com idades entre 10 e 24 anos afirmam ter tido suas primeiras relações sexuais sob coação”.
Como podemos observar, essa é uma realidade para mulheres de todo o planeta, o que confirma a necessidade de intervenção dos estados, das autoridades, da sociedade, da família e, acima de tudo, das próprias mulheres.
Esses dados são um chamado às mulheres que vivem esta situação e às que ocupam cargos políticos ou posições de liderança, para que conscientizem o mundo sobre essa
realidade.
Este é um convite a todas as mulheres, para que superem seus medos, ergam a voz, superem os preconceitos e façam valer seus direitos como seres humanos.
Se você for vítima de:
Lesões à integridade física, emocional e sexual – o que inclui socos, empurrões, puxões de cabelo, beliscões, insultos, gritos, ameaças, humilhações e relações sexuais não consentidas, por exemplo, a primeira Coisa que deve fazer é: Quebrar o silêncio e falar com alguém sobre essa situação. Esse “alguém” pode ser sua melhor amiga, um parente, um vizinho ou as autoridades da sua cidade.
O silêncio é seu pior inimigo e um dos principais motivos de você estar passando por isso.
Em caso de agressão, tente sair de perto ou fugir do agressor. Chame a polícia, vá a um hospital ou à casa de um amigo que possa ajudá-la. E, o mais importante, DENUNCIE.
É preciso mudar a mentalidade de todas as mulheres. Nada justifica esses atos. Nem o álcool ou as drogas, nem o ciúme ou a insegurança, nem o amor ou a falta dele, nem a religião, a raça ou os fatores econômicos.
Nada justifica e nenhum homem, por qualquer motivo, tem o direito de maltratar, agredir, ameaçar ou insultar a mulher.

ATIVIDADE

Reflita e escreva sobre as questões abaixo:

a) Menino não chora.

b) Meninas brincam de boneca. Meninos só brincam de luta, guerrinha.

c) Mulher deve aprender a cozinhar, lavar e passar.

d) Porque a mulher é vítima de tanta violência?

e)O que justifica a violência?

f)Vocês acreditam que as drogas seja a causadora de tanta violência? Se não existissem drogas não aconteci tantas agressões?

g)Como eu quero o meu futuro e minha família?

Reflita sobre os textos e vídeos e respondam as questões, mas principalmente reflita sobre você, COMO EU VOU TRABALHAR PARA CONSTRUIR O MEU FUTURO E MINHA FAMÍLIA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data: 05/10/2020 - Professora: Diolina Pereira Rosa - Disciplina: Matemática - Conteúdo: Relações metrica do triangulo retângulo

Data: 22/10/2020 - Professora: Adriana Costa - Disciplina: Arte - Conteúdo: Comemorar o Dia das Crianças.

Data:26/11/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo: O Nascimento de Jesus